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Saiba como uma empresa especializada trata as queixas recebidas pelo canal de denúncias

Para um bom desempenho profissional, é indispensável que uma empresa garanta aos seus funcionários um ambiente de trabalho seguro e íntegro. Casos de má conduta, como fraudes, assédio e discriminação, devem ser relatados imediatamente à direção, por meio do canal de denúncias. Quando operado de forma independente, o canal de denúncias recebe as queixas, analisa, apura e atualiza o denunciante sobre o andamento do processo. Esse tipo de serviço promove maior segurança aos colaboradores e contribui para a imagem imparcial da empresa.

Grande parte dos sistemas terceirizados de canais de denúncias funcionam 24 horas por dia e estão disponíveis em multiplataformas, como e-mail, telefone ou chat. O atendimento é feito por profissionais especializados que, após o recebimento da denúncia, dão início a um longo processo de apuração. “Nossos técnicos analisam o relato, bem como o código de ética e conduta disponíveis pela companhia. Feito isso, realizamos sindicâncias administrativas, de forma a materializar a denúncia. Após a junção de todas informações coletadas, é realizado um parecer técnico que é encaminhado à empresa sugerindo a ação a ser tomada”, explica Márcio Pita, superintendente nacional da True Auditoria. Pita ressalta ainda a importância dos canais serem abertos 24 horas. “Aqui na True sempre oferecemos opções ininterruptas, pois muitas pessoas tomam a decisão de denunciar à noite, quando estão incomodadas e não conseguem dormir”. 

Em todos os casos o denunciante tem a opção de formalizar a queixa de modo anônimo, sem se identificar. Ao realizar a denúncia, ele receberá um protocolo com o registro da mesma, que poderá ser acompanhado pela plataforma digital. De acordo com o superintendente, a garantia do anonimato e da imparcialidade de apuração feita por empresas independentes favorece o volume de denúncias. “Um colaborador se sente muito mais seguro em relatar um fato ilícito a um canal independente do que a um superior direto. O sigilo e a segurança do funcionário devem ser prioridades no decorrer do processo”. 

Os canais operados pela True estão disponíveis para receberem queixas de diferentes assuntos, como atos de corrupção, suborno, fraudes, assédio moral e sexual, má conduta corporativa, discriminação racial ou religiosa, problemas com controles internos, normas, ética, meio ambiente, direitos humanos ou outros, mas, de acordo com a empresa, as queixas mais frequentes são relacionadas a assédio moral, assédio sexual e improbidades administrativas.

Como exemplo de caso bem sucedido, Pita cita a denúncia de alguns colaboradores de uma empresa de serviços, que denunciaram um colega por ter proferido palavras de discriminação racial em ambiente de trabalho. “Após a denúncia, realizamos uma sindicância, analisando elementos contidos nas câmeras de segurança do local (com áudio e vídeo). Com esses materiais, concluímos que as queixas procediam e finalizamos o parecer técnico à companhia, com sugestão de aplicação das penalidades previstas nos códigos de ética e conduta da empresa”.

Uma boa gestão do canal de denúncias reflete diretamente na imagem e na sustentabilidade da empresa, uma vez que inconvenientes podem ser evitados logo no início por meio de denúncias e apurações responsáveis. “O incentivo ao relato de má conduta deve ser estimulado de forma contínua pela empresa. Uma companhia só consegue um bom desenvolvimento quando preza pelo que ela tem de melhor e mais importante: as pessoas”, finaliza Márcio.