Empresas e órgãos públicos buscam BPO como solução para melhor gestão e economia no setor de Saúde

As operadoras de saúde pública e privada vem enfrentando diversos desafios desde o início da pandemia do novo coronavírus. A demanda massiva por leitos de UTI, a busca por profissionais qualificados e a melhor utilização de recursos financeiros foram pontos frágeis a serem gerenciados. Esse cenário também colocou em pauta a necessidade de uma boa gestão clínica, que gerencie processos e identifique possíveis riscos e danos à instituição. É nesse momento que as empresas especialistas em gerência de Saúde entram, trazendo soluções que facilitem a rotina das operadoras e tragam, principalmente, desenvolvimento e economicidade às operadoras. Existem diversos formatos para isso, mas o modelo que mais cresce e tem mostrado bons resultados na gerência clínica é o BPO – Business Process Outsourcing. 

BPO é a contratação de uma empresa especializada em um serviço necessário para o seu negócio. A diferença para uma terceirização simples é que esse modelo dispõe de tecnologia e automatização de processos para atingir os objetivos da empresa contratante, o que assegura a boa gestão e desempenho da empresa. 

A True Auditoria é uma empresa com expertise em Saúde. Oferece serviços de auditoria, compliance e consultoria no ramo. Há 10 anos no mercado tem ampla experiência em BPO e vê com bons olhos a preocupação do mercado em aderir ao modelo como facilitador de gestão. “O BPO habilita o crescimento. Além da empresa contratante ficar livre para exercer seu trabalho de atendimento da melhor forma, esse modelo favorece também à saúde financeira da companhia, uma vez que as plataformas de gestão, as licenças de softwares, o espaço físico de trabalho, entre outros custos, é de responsabilidade de quem está executando o programa de BPO”, explica Waldyr Ceciliano, CEO da True. 

A empresa acaba de consolidar contratos com duas grandes operadoras de Saúde. Uma é a Vivest, que atende 100 mil vidas no estado de São Paulo, e a outra é o plano de saúde dedicado aos funcionários públicos do estado de Santa Catarina, que gerencia 200 mil vidas. No primeiro cliente a True ficará responsável por todo trabalho de auditoria externa, e no segundo pelo processo de BPO, regulação, auditoria interna e externa e também autorizações. Segundo Ceciliano, a empresa alcançou no primeiro semestre de 2021 a expectativa de crescimento do ano todo. “Avaliamos que o percentual de crescimento deste ano seria de 20%, e esse valor já foi consolidado no fechamento do último mês. Estamos otimistas, o setor de Saúde vem priorizando a contratação especializada para garantir uma boa gestão, economia e, principalmente, um excelente atendimento aos clientes que utilizam o sistema de Saúde. O mercado enxergou a necessidade de processos automatizados e personalizados para a gerência clínica, e isso é promissor”.