analysis, analytics, business-1841158.jpg

Atuário tem papel fundamental na análise de dados para mapeamento de riscos

O atuário é o profissional especializado na elaboração de cálculos, mais precisamente no gerenciamento de riscos que envolvem empresas. Ele também determina os prêmios a serem pagos em operações de seguros, previdência complementar, planos de saúde, títulos de capitalização, entre outros produtos. É um profissional indispensável para operadoras de saúde suplementar, uma vez que é necessária a realização anual de cálculos de reajustes e tabelas. 

Na True, empresa especializada em auditoria, compliance e consultoria em saúde, o atuário tem uma função ainda mais elaborada, ele contribui diretamente no risk assessment das empresas clientes, dando mais solidez e interpretação aos dados coletados. “Buscamos aprimorar nossa área de mapeamento de riscos implantando o cargo de atuário. Esse profissional nos ajuda não somente na compilação dos dados, mas também na leitura deles e com sugestões práticas a serem enviadas ao cliente. É uma metodologia muito direta, segura e eficaz”, explica o CEO da empresa, Waldyr Ceciliano. 

Para somar à equipe, a True acaba de receber a colaboradora Jessica Pinto Pereira Brandão, de 35 anos. Jessica é formada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em Ciências Atuariais e cursa MBA em Saúde Suplementar pela Universidade Católica de Petrópolis. Possui ampla experiência no setor de saúde e destaca que as expectativas em relação ao novo desafio são muito boas. “Estou ansiosa para iniciar essa nova etapa, agora diretamente em auditoria médica. É diferenciado e inovador oferecer o serviço de auditoria atuarial, uma ação que com certeza irá gerar benefícios tanto para a empresa quanto para os clientes, uma vez que trabalharemos ativamente com foco no provisionamento futuro, precificação de riscos, controle de sinistralidade e prevenção”.

Os mapeamentos e controles feitos com apoio de atuários podem contribuir ainda mais para a sustentabilidade de empresas, promovendo a liquidez e solvência das operadoras. Atuar de forma sustentável proporciona às companhias a oportunidade de gerir melhor os recursos e, consequentemente, investir mais na qualidade dos serviços e de atendimento ao beneficiário.