Compliance no setor Saúde é tema de webinar

True Auditoria debateu o assunto durante Hangouts do LEC Experience Latam 2021

Ainda pouco explorado, o compliance na área da saúde tem suas especificidades e complicações, com um universo regulatório muito maior do que quando aplicado a outras atividades. Para mostrar alguns aspectos desse setor, a True Auditoria realizou ontem o webinar “Compliance traz soluções para os problemas no setor saúde”. O encontro integrou a programação especial de Hangouts da LEC Experience Latam 2021. O advogado do escritório Iwakami Bruno & Seabra Varella, João Seabra Varella, e o compliance officer da True, Lucas Jacomassi Machado, foram os debatedores do assunto. A moderação ficou por conta do CEO da True, Waldyr Ceciliano.

O CEO da True lembrou a transformação do compliance e sua importância nos dias atuais quando falamos do setor saúde. “Antes falava-se em compliance para coisas muito pequenas, por exemplo, se um médico poderia ir a um evento patrocinado por determinado medicamento. Hoje é algo vital para evitar fraudes e mitigar riscos, e a pandemia mostrou isso muito bem. Vimos diversos escândalos ligados à saúde e a covid tomando conta dos noticiários, assunto grave e que poderia ser evitado ou diminuído”, explica.

Lucas Jacomassi lembrou que uma empresa que oferece serviços de saúde precisa estar atento a tudo, inclusive à contratação de terceiros e fornecedores. “Através do programa de integridade o profissional deverá se atentar ao mapeamento de riscos, due diligence, escrever políticas internas para seleção de fornecedores e avaliar o risco dessa relação. Ter toda essa pesquisa sobre os fornecedores evita que sua empresa se envolva com outra que tenha má reputação”, diz.

João Varella destacou a importância da Lei Anticorrupção, que enaltece e valoriza o trabalho do profissional de compliance, colocando programas de integridade como obrigatórios em determinadas contratações do público com o privado. “Ter um programa sólido de integridade pode contar para critério de desempate em licitações e, em caso de ação do Ministério Público, ele pode inclusive salvar sua empresa diminuindo ou extinguindo a sanção se um bom programa de compliance for estruturado”.